-
Arquitetos: Sander Architects
- Área: 935 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Sharon Risedorph Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasceu no contexto do extremo calor de Palm Springs, Califórnia, e para piorar, o desafio estava nas vistas mais interessantes da Montanha St. Jacinto e exigia que grandes janelas estivessem voltadas para o Oeste.
Como Palm Springs regularmente alcança temperaturas em torno dos 48ºC, uma exposição a oeste com muita transparência poderia causar enormes ganhos de calor. A solução encontrada foi pendurar as esquadrias com um balanço de 4,5 m para reduzir o período quando o sol da tarde penetra no interior da casa.
Destes fatores surgiu a ideia de criar uma enorme cobertura com planos que se estendem por baixo dos espaços de estar. A área da cobertura é de 953 m², e abaixo dela tem uma superfície habitável de 577 m².
A casa está dividida em quatro volumes separados: os espaços sociais de estar, de jantar e cozinha, uma grande suíte ao sul, e dois quartos de hóspedes ao norte, todos sob a mesma cobertura. Essa disposição permite que a brisa natural circule entre as unidades, que proporciona uma maior privacidade entre os espaços e vistas íntimas para o exterior de cada volume.
Esta é uma das Casas Híbridas de Sander Architects, um tipo de construção concebido pela empresa que combina um sistema estrutural pré-fabricado com um desenho exclusivo. Ao usar estrutura metálica pré-fabricada para construir os componentes estruturais mais caros a uma fração do custo normal, o orçamento do cliente pode ir muito além. Outros componentes, como a envoltória do edifício e a disposição dos espaços permite que cada casa seja adequada para as necessidades específicas dos clientes.
A envoltória da casa utiliza técnicas de plantas naturais do deserto para isolamento térmico. Espécies de cactos utilizam sistemas com várias camadas de proteção para evitar as temperaturas extremas.
A envoltória mais externa do edifício utiliza o sistema da Casa Híbrida para apoiar a cobertura e é fechada por painéis pré-fabricados que possuem uma grande camada de espuma de Styrofoam para isolamento, que é multiplicada com outras duas camadas: poliestireno expandido e outra de material reflexivo de alta tecnologia.
Esse tipo de estratégia permite que os proprietários reduzam o uso de condicionamento de ar artificial e os valores em suas contas. A antiga casa do terreno, construída com pouco isolamento, custava aos clientes uma quantidade extraordinária nas contas de eletricidade durante o verão. A nova envoltória do edifício reduz as contas para apenas uma fração dos antigos custos.
Neste projeto, sustentabilidade, pré-fabricação e estética funcionam perfeitamente para criar um ambiente doméstico que é ao mesmo tempo eficiente e bonito.